EDITAL Nº 2021/02 SELEÇÃO PARA PARTICIPANTES DO CURSO GESTÃO DA QUALIDADE EM PESQUISA CLÍNICA - 3ª edição "on-line” relacionado ao Projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica

Data para as inscrições: 16/04/2021 à 15/05/2021


 A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o nº. 92.685.833-/0001-51, com sede à Rua Ramiro Barcelos, 910 – Floresta– CEP: 90.035-001 – Porto Alegre/RS, torna público, para o conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para o Curso “Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica – 3ª edição on-line” relacionado ao Projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica.

 

Este projeto é uma parceria do Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde por meio de um projeto viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).


ATENÇÃO: Leia o edital na íntegra antes da realização da inscrição. Após envio final, a inscrição não poderá mais ser editada.


DESCRIÇÃO BREVE DO EDITAL:

Modalidade: Curso on-line

Carga Horária: 36h

Data de realização: previsão de realização nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25/06, 01 e 02/07.

Programação: a programação está descrita no ANEXO I

Número de Vagas: 35 participantes

Investimento: Gratuito


DO PÚBLICO-ALVO

Profissionais com graduação completa na área da saúde, que exerçam atividade profissional, comprovada conforme Anexo III, como coordenador de estudo* em centro de pesquisa clínica e/ou profissionais com graduação completa que exerçam atividade profissional, comprovada conforme Anexo III, como coordenador de centro de pesquisa clínica** ou seu substituto, prioritariamente em instituição pública e/ou pertencente à Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC***). Havendo vagas remanescentes as mesmas serão destinadas a profissionais de instituição privada sem fins lucrativos (Filantrópica)****.


*O coordenador de estudo é responsável pelo suporte operacional das ações e medidas relacionadas à condução de um estudo clínico. Desde da coordenação de atividades como recrutamento e atendimento dos participantes de pesquisa, organização dos espaços compatíveis para cada protocolo, contato com os serviços de apoio, aspectos relacionados à documentação do estudo, bem como comunicação com o CEP, notificação de eventos adversos sérios ao patrocinador, preparo e manutenção de arquivos, treinamento da equipe do estudo, acompanhamento de previsão de estoque.

**O coordenador de centro de pesquisa clínica é responsável pelo suporte operacional das ações e medidas relacionadas à condução dos estudos clínicos realizados no centro de pesquisa. Ele pode ser responsável pela negociação contratual e orçamentária e no provisionamento de recursos físicos e de pessoal para o planejamento dos estudos, acompanha indicadores de desempenho e qualidade.

***A lista de Centros de pesquisa integrantes da RNPC pode ser acessada em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/rede_nacional_pesquisa_clinica.pdf

****As vagas serão preenchidas prioritariamente por profissionais com vínculo atual em instituição pública e/ou pertencente à Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC). Havendo vagas remanescentes, as mesmas serão preenchidas por profissionais com vínculo atual em instituição privada sem fins lucrativos (filantrópica), mediante documento comprobatório de instituição filantrópica atualizado (ex: Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS).


DOS REQUISITOS

Para inscrição no processo seletivo, o candidato deverá preencher todos os critérios a seguir:

- Profissionais com graduação completa para candidatos que sejam coordenadores de centro de pesquisa clínica; ou graduação completa na área da saúde para candidatos que sejam coordenadores de estudo, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), incluindo os seguintes cursos: serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional;

- Atividade profissional atual como coordenador de estudos em centro de pesquisa clínica e/ou coordenador de centro de pesquisa clínica e com no mínimo 02 anos de experiência (podendo incluir vínculo anterior, caso aplicável, para completar os 2 anos), comprovado por meio documental (vide ANEXO III – TERMO DE COMPROVAÇÃO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ATUAL);

O profissional deverá ter vínculo com instituição pública e/ou pertencente à Rede Nacional de Pesquisa Clínica, ou, instituição privada sem fins lucrativos (Filantrópica).

Ter disponibilidade de acesso à internet (conexão de banda mínima de 5MB) por meio de computador ou notebook durante o período de realização do curso (o acesso ao curso por meio de outros dispositivos como celulares e tablets não serão aceitos dado ao formato das atividades). 


DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

- Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira na forma da legislação federal;

- Ter graduação em escola brasileira ou, se diplomado no exterior, ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC);

- Ter idade mínima de dezoito anos completos;

- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;

- Enviar a documentação especificada no edital;

Atender aos requisitos solicitados neste processo seletivo;

- Não ter sido selecionado nas edições anteriores do presente curso;

- Estar classificado no processo seletivo com pontuação igual ou superior a 5 (cinco) pontos. Assim, notas inferiores a 5 (cinco) desclassificarão o candidato.



Documentos para download


Inscreva-se